quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestações

Há muito tempo o povo brasileiro vive situações desgastantes em decorrência de tantos governos corruptos, de tanto descaso com a saúde pública, com a segurança pública, com a educação, falta de saneamento básico, na verdade mesmo, falta de respeito.
As promessas são sempre as mesmas, mas na realidade não passam de promessas. Entra governo e sai governo, algumas coisas melhoram, outras pioram, e assim vai caminhando a política no Brasil. Uns de um lado, outros de outro, mas a verdade é que enquanto se briga por um lado partidário os verdadeiros interesses pelo povo são deixados de lado. Uns se calam, outros poucos reclamam, mas ir a luta de verdade, são bem poucos.
Nesse contexto se insere perfeitamente essas ultimas manifestações, que começou com uma causa e despertando outras bem maiores, bem mais latentes no povo brasileiro. A copa do mundo que acontecerá em 2014 está engasgada na garganta de todos. Os gatos de milhões investidos em melhorias para a recepção da tão aclamada copa do mundo, sim porque o “Brasil é o país do futebol” fez com que o povo repensasse tudo o que tem acontecido cotidianamente quando precisa ir aos hospitais públicos, encarar longas filas, além de se internarem por vezes nos corredores, sem o mínimo de condições adequadas para atendimento e internações. Quando vê seu filho ser atingindo com um tiro porque está sendo assaltado e não se tem segurança pública, ou quando ainda se vive em situações de calamidade, onde há ruas sem pavimentações e saneamento, colocando a vida de muitos em risco. Muitas são as causas e todas elas válidas.
Muitos são os motivos para que o povo brasileiro vá para a rua, se fazer ouvir, mostrar que não está satisfeito com a situação atual do país que há muito tempo vem acontecendo. Sim temos uma arma na mão é o poder do voto, mas, para que essa arma funcione é necessário ter alguém que compre essa luta, que se comprometa e que quando chegue ao poder faça aliados para poder fazer alguma transformação significativa para o povo.
A manifestação contra o aumento das passagens foi o estopim, mas o motivo mesmo só o povo brasileiro realmente sabe. Não se cala uma nação, não se cala o grito de um povo sofrido que tem aceitado tudo tão pacificamente. Hoje só se tem vez quem grita, faz escândalo, chama polícia, chama imprensa, ministério público, aí sim as coisas funcionam. Seria mesmo necessário isso? Se todos fossem tratados com respeito e recebessem do governo metade do que contribuem com seus impostos, inseridos até em uma agulha, tudo seria diferente.
Acorda Brasil é nosso direito e nosso dever exigir saúde, segurança, educação, saneamento, respeito, porque nós pagamos por isso, e muito caro, não é de graça. Quando alguém vai em uma instituição pública geralmente é tratado com tanto descaso que sai de lá humilhado, nem respeito o povo pode exigir ter? Esse é o momento de se reivindicar seriamente o que não funciona neste país.
Que todos os partidos políticos saiam de cena, eles hoje estão no mesmo patamar e não tem o direito de ganhar nenhum apoio com o clamor de um povo. Ver uma manifestação massiva, pacífica, contando inclusive com o apoio da polícia seria inesquecível, mas ter um resultado palpável seria ainda mais gratificante e condizente com o movimento. Que todos acompanhem com lucidez esse momento histórico não se deixando levar pela a mídia partidária, partidos políticos, ou ainda pela ignorância de poucos. Que se faça a tão aclamada “DEMOCRACIA”, ainda que seja uma única vez.
E que fique bem claro, não se está lutando contra um partido, contra a presidente e sim contra todo o sistema político brasileiro e toda a corrupção que assola nossa pátria há muito tempo. Todos são direta ou indiretamente culpados pela atual situação, inclusive o povo, quando não exige seus direitos e aceitam tudo como se estivessem fazendo um favor.
E já que todos estão exigindo o que é de direito, cumpra também com seus deveres quando você pensar em dar um “jeitinho brasileiro” nas coisas, quando não devolve o troco a mais, quando joga o lixo na rua achando que se não fizer isso os garis ficarão sem emprego, quando fura as filas, quando desrespeita outro cidadão igualmente a você, quando se aproveita para levar vantagem seja em qual for a situação. Seja você o exemplo, seja você o primeiro a mudar, seja uma gota no oceano, mas seja essa mudança, faça parte dessa mudança. O Brasil precisa mudar, os brasileiros precisam mudar urgentemente.

Veridiana Mota



Revivendo a história.


Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré (1968)

1967 - Caetano Veloso - Alegria, Alegria





Nenhum comentário:

Postar um comentário